Fundação e construção: Buenos Aires dos anos 1920 sob a ótica de Jorge Luis Borges
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.12.2012.1331Resumo
O presente artigo analisa a relação entre Jorge Luis Borges (1899-1986) e a cidade de Buenos Aires através de uma perspectiva histórica. Com o desenvolvimento urbano e o aparecimento de outras classes, no ambiente portenho, Borges experimentara as transformações urbanas, utilizando-as para reinterpretar o espaço e o passado bonaerenses. Trata-se de entender que o mundo criollo criado por Borges entrara em conflito com as decisões políticas e as transformações socioculturais no período em que o escritor se lançara como uma das figuras da intelectualidade argentina dos anos de 1920. Discute-se a maneira pela qual o escritor ao ter visualizado o espaço urbano recriou os significados da cidade, tendo produzido novas referências num ambiente em constantes transformações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.