Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega por pares foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Instruções aos colaboradores

  • A Revista Eletrônica da ANPHLAC é um veículo de divulgação científica de periodicidade semestral voltado para a publicação de artigos inéditos, resenhas e documentos históricos.
  • A História do Brasil, quando contemplada, deve ser analisada em perspectiva comparada/conectada, em relação a outras regiões das Américas. Não serão aceitos para avaliação artigos que tratem exclusivamente de História do Brasil.
  • Serão aceitas apenas colaborações dos profissionais com curso superior com titulação mínima de mestrando(a).
  • Todos os textos apresentados serão submetidos a membros do Conselho Consultivo ou conselheiros ad hoc para emissão de parecer. 
  • O original deverá ser encaminhado digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato A4. Os artigos e documentos terão a dimensão mínima de 15 laudas e a máxima de 30 laudas, incluídas bibliografia e notas.
  • As resenhas terão a dimensão mínima de 2 laudas e a máxima de 5 laudas. Serão aceitas resenhas de livros brasileiros publicados, no máximo, há dois anos. Para o caso de livros estrangeiros, serão aceitas daqueles publicados, no máximo, há quatro anos.
  • Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito.
  • As ilustrações deverão ser digitalizadas em .jpg e encaminhadas em arquivo à parte, assinalando-se no texto os locais da sua inserção. Observe-se que as mesmas devem apresentar título e fonte.
  • O título do artigo deve estar em Arial 12, em negrito e centralizado. O título não deve estar todo em maiúscula. Os subtítulos devem ser escritos em Times New Roman 12, alinhados à esquerda e em negrito. Título e subtítulo deverão ser enviados em versões em português e inglês. Em seguida, um resumo informativo em português, com versões em inglês ou francês de, no máximo, 12 linhas explicando o assunto principal do artigo. Após os resumos, serão mencionadas 3 palavras-chave em português e 3 em inglês ou francês.
  • Em arquivo suplementar, deverá ser indicada a seção de destino da colaboração (ex. artigos livres; resenhas; traduções; dossiês) e ser colocado o nome do autor seguido de uma nota de pé de página onde deverão ser mencionados os dados do autor na seguinte ordem: titulação, instituição a qual se encontra filiado, título da pesquisa em andamento, órgão financiador (se for o caso), endereço para correspondência, home page (se tiver) e e-mail. 

As citações/ remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto , seguindo a norma da ABNT, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgula, como se segue: 

Exemplos: 

Não resta dúvida que a capacidade para agir é a mais perigosa de todas as aptidões e possibilidades humanas (ARENDT, 1972, p. 95).
Segundo Revel (1998, p. 19), a mudança da escala de análise é essencial para a definição da micro-história (...).

As notas, sempre de natureza explicativa, podem ser colocadas no rodapé e devem ser escritas em Times New Roman 10. Qualquer nota que haja no texto deve ser escrita em Times New Roman 10.
As referências bibliográficas deverão vir em ordem alfabética com os destaques em itálico, seguindo as normas da ABNT 6023/2002, dispostas do seguinte modo: 

A) Obra completa 
ARIÈS, Philippe. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. 
BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.
AGUILAR CAMÍN, Héctor; MEYER, Lorenzo. À sombra da Revolução Mexicana: História Mexicana Contemporânea, 1910-1989. Tradução de Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. 

B) Capítulo de obra
DARNTON, Robert. História da leitura. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 199-236. 

C) Artigos de Revista 
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. 

 

  1. D) Artigos de Periódicos (on-line) – artigos eletrônicos
    MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18 fev. 1998. 

    Para outras dúvidas quanto às normas técnicas, acesse outras instruções nesta publicação eletrônica que está atualizada conforme as normas da ABNT: 
    ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referências: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos. Universidade Federal de Santa Catarina. Biblioteca Universitária. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html>. Acesso em: jul. 2003.

    As transcrições com mais de 3 linhas deverão ser separadas do texto, sem colchetes iniciais ou finais, com letra Times New Roman 10, com espaço simples, com 4cm de margem esquerda e com espaço de 1,5 antes e depois para separar a transcrição do corpo do texto.

Exemplo:

(…) parece que en el año de 1493 en la guerra que tuvo el rey católico en Nápoles con el rey Carlos de Francia, que decían de la cabeza grande, en este tiempo don Cristóbal Colón vino del primer descubrimiento que hizo de los indios, que fue la isla de Santo Domingo, y otros, y trajo consigo algunos indios e Indias, y los llevó a Nápoles de la ciudad de Barcelona al rey católico que allí estaba, y como había paces entre los reyes, comunicaranse los dos ejércitos. Como los indios e indias iban inficionados, comunicóse entre todos los españoles e italianos, y las demás naciones que allí estaban, y así se inficionó toda la gente de los ejércitos (...) (CÁRDENAS, 1988, p. 230).

Os artigos que não sigam as normas especificadas não serão considerados pelo Conselho Editorial.

E)Entrevistas:

1)Para a publicação de entrevistas que contemplem interlocutores cuja trajetória intelectual e acadêmica bem como os temas abordados tragam contribuições consideradas relevantes e pertinentes à área de História das Américas e Caribe, devem ser consideradas as seguintes instruções:

2) As entrevistas deverão ser encaminhadas de forma textual.

3) A Contribuição deve ser original; deve haver adequação entre título e conteúdo; clareza e objetividade nas perguntas e respostas;

4) Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, razões que levaram o/a entrevistador/a a entrevistá-lo sobre o tema em pauta

5) Tamanho: entre 10.000 e 18.000 caracteres (incluindo os espaços); composta de 4 a 15 questões

6) Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado.Todos os textos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

F)Traduções

Critérios para publicação de traduções:

1) Os textos enviados podem ser documentos, capítulos de obras raras, textos não mais editados, textos/documentos escritos em idiomas pouco acessíveis, que sejam de extrema relevância para os estudos históricos referentes à América Latina.

2) Os responsáveis pelo envio do texto, devem enviar a autorização do (a) autor (a) para publicação, quando isso se fizer necesario.

3) Os tradutores do texto ficam responsáveis pela solicitação e envio para a revista dos direitos autorais para a publicação do mesmo, quando isso se fizer necessário.

4) As traduções não serão avaliadas por pares, ficando sua aprovação à critério dos editores do número para o qual o texto foi enviado.

5)Os responsáveis pelo envio do texto, devem enviar uma ficha bibliográfica do texto original e os dados de quem fez a tradução

Artigos

Política padrão de seção

Traduções

1.Os textos enviados podem ser documentos, capítulos de obras raras, textos não mais editados, textos/documentos escritos em idiomas pouco acessíveis, que sejam de extrema relevância para os estudos históricos referentes à América Latina.

2. Os responsáveis pelo envio do texto, devem enviar a autorização do (a) autor (a) para publicação, quando isso se fizer necessário.

3. Os tradutores do texto ficam responsáveis pela solicitação e envio para a revista dos direitos autorais para a publicação do mesmo, quando isso se fizer necessário.

4. As traduções não serão avaliadas por pares, ficando sua aprovação à critério dos editores do número para o qual o texto foi enviado.

5. Os responsáveis pelo envio do texto, devem enviar uma ficha bibliográfica do texto original e os dados de quem fez a tradução

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.