Pensamento da America: campo intelectual, ideias e dilemas de um suplemento cultural
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.12.2012.1339Resumo
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do suplemento Pensamento da América (1941-1948), do jornal A Manhã, especialmente no período que esteve sob a direção do escritor, poeta e diplomata Rui Ribeiro Couto, para a aproximação cultural entre o campo intelectual brasileiro e o dos países de língua espanhola. O suplemento visava construir uma americanidade, ou seja, integrar as três Américas: a lusófona, a hispanófona e a anglófona, sem olvidar a indoamérica e a afroamérica. Este periódico divulgou a produção cultural das Américas: literatura (poesia e prosa), artes visuais (pintura, escultura, arquitetura, fotografia) e divulgou ícones da política e da cultura do continente, Além das teses que circulavam no mundo ibero-americano, como a cubanidade de Fernando Ortiz ou a “civilização” e “barbárie” de Sarmiento.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.