Representações do Mariel nos textos e charges das revistas Bohemia e Revolución y Cultura (1980)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.8.2009.1388Resumo
O presente artigo mostra as representações do Mariel a partir das relações entre os textos e as charges publicadas nas revistas cubanas Bohemia e Revolución y
Cultura, durante a primavera de 1980. O aspecto irônico dos enunciados das charges será analisado por sua capacidade de provocar novas interpretações sobre a Revolução Cubana e, em específico, sobre o acontecimento Mariel. A análise das charges e dos textos também permitiu visualizar as tensões sociais e políticas de um contexto marcado pela censura, no qual se estimula o público leitor a compartilhar opiniões e a interagir com os estigmas criados pela imprensa cubana.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.