Imagens de mulheres entre a pena e o pincel: representações femininas na iconografia espanhola oitocentista

Autores

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1438

Resumo

O livro da historiadora Edméia Ribeiro analisa o discurso costumbrista e hispanista inerente à coleção intitulada Las Mujeres Españolas, Portuguesas y Americanas, publicada nos anos 1870 pelo editor Miguel Guijarro. A fonte congrega artigos de diversos autores, bem como cromolitografias representando as mulheres hispânicas, portuguesas e brasileiras. Entretanto, ao versarem sobre o feminino, os autores utilizam-no como pretexto para discorrer sobre elementos como política, economia, sociedade e território numa conjuntura em que o império espanhol encontrava-se em processo de desagregação em razão dos movimentos de independência encetados pelas antigas colônias americanas. A coleção, nesse sentido, cria representações da Espanha como fundamento cultural e moral do mundo hispânico, prescrevendo, também, ideais e comportamentos relacionados às mulheres.

Palavras-chaveCostrumbismoHispanismo. Mulheres.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2002), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Assis (2006) e doutorado também em História pela UNESP de Assis (2011). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de História da UEL. Desenvolve pesquisas sobre imigração japonesa, religião e religiosidade nipônicas, fontes visuais e cultura material. É membro do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) e do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e as Religiosidades (LERR), ambos ligados ao Departamento de História da UEL. É coordenador, também, da Especialização em Religiões e Religiosidades da UEL.

Downloads

Publicado

2014-03-06

Como Citar

André, R. G. (2014). Imagens de mulheres entre a pena e o pincel: representações femininas na iconografia espanhola oitocentista. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (15), 313–317. https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1438