Antropofagia cultural: momento do pensamento crítico latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2117Resumo
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar alguns dos principais manifestos e ensaios produzidos pelo intelectual brasileiro Oswald de Andrade e situar sua contribuição para o quadro do pensamento social latino-americano no século XX. A antropofagia cultural oswaldiana, eivada de um pendor utópico característico do ensaísmo latino-americano, representa uma maneira original e crítica da consciência latino-americana de enfrentar o legado civilizacional e cultural eurocêntrico, podendo ser considerada uma precursora dos estudos pós-coloniais e das atuais teorias “descoloniais”.
Palavras-chave: pensamento latino-americano; ensaísmo; utopia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.