Cartografias da sociedade
bairros e condomínios fechados e seus impactos nas relações e nas narrativas das exclusões sociais
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4092Palavras-chave:
urbanizações privadas, filmes argentinos, sociabilidadesResumo
O curta-documental argentino “La ciudad que huye” (2006), de Lucrecia Martel, e os filmes “Cara de queso ‘mi primer ghetto’” (2006), de Ariel Winograd, “Una semana solos” (2007), de Celina Murga, “Las viudas de los jueves” (2009), de Marcelo Piñeyro, “Betibu” (2014), de Miguel Cohan, “Historia del Miedo” (2014), de Benjamín Naishtat, e “Los decentes” (2016), de Lukas Valenta Rinner, apresentam-se como sintomas de expressão do descontentamento em relação à forma contemporânea de organizar o espaço urbano e exprimem uma ruptura em relação à cidade e ao outro, atravessados pelo impacto de políticas neoliberais na Argentina. Nesse sentido, a partir da investigação sobre o processo histórico de formação das urbanizações fechadas na Argentina, sobretudo a partir de 1970, e da análise de um conjunto fílmico, o objetivo deste trabalho é pensar e problematizar o impacto urbano e sensível dessas formas de urbanização na contemporaneidade.
Downloads
Referências
ALPHAVILLE, do lado de dentro do muro. Direção: Luiza Campos. Produção: Gil Ribeiro, João Daniel Tikhomiroff. Roteiro: Luiza Campos. Brasil: DCINE, 2009. (54 min), son. color.
AQUARIUS. Direção: Kleber Mendonça Filho. Roteiro: Kleber Mendonça Filho. Produção: Carlos Diegues. Brasil: Emilie Lesclaux (CinemaScópio) Saïd Ben Said e Michel Merkt (SBS, França), 2016. (145m), son. color.
ARANTES, Otilia B. F. A Ideologia do “lugar público” na arquitetura contemporânea (um roteiro). In: O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo, SP: USP: Studio Nobel, 1993.
BALLENT, Anahí. “Country life: los nuevos paraísos, su historia y sus profetas”, Block. nº2, mayo de 1998.
BARRENHA, N. A experiência do cinema de Lucrecia Martel: Resíduos do tempo e sons à beira da piscina. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2013.
______. Espaços em conflito: ensaios sobre a cidade no cinema argentino contemporâneo. Tese de Doutorado em Multimeios, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016b.
BETIBÚ. Direção: Miguel Cohan. Produção: Mariela Besuievsky. Roteiro: Claudia Piñeiro. Argentina: Tornasol Filmes S.A., Televisión Federal (telefe), Haddock Films, 2014. (98m), son. color.
CABRERA, Laverde; DAVID, Omar. Gated Communities em Latino América. Los Casos de Argentina, México, Colombia e Brasil. Revista de Arquitectura, vol. 15, enero-deciembre, 2013. pp. 44-53.
CAETANO, Lucas Procópio. GOMES, Paula. Medos públicos em lugares privados: o horror nos filmes de Kleber Mendonça Filho. Significação, São Paulo, v. 47, n. 54, jul-dez., 2020.
CALAFRIOS (Shivers). Direção: David Cronenberg. Produção: Ivan Reitman. Roteiro: David Cronenberg. Canadá: The Canadian Film Development Corporation (C.F.D.C), Cinépix, DAL Productions, 1975. (90m), son. color.
CALDEIRA, Teresa P. do Rio. Enclaves fortificados: A nova segregação urbana. Revista Novos Estudos, Rio de Janeiro, nº 47, p. 155 – 176, Mar. 1997.
CANEPA, Laura Loguercio. “Horrores do Brasil”. Filme Cultura, Rio de Janeiro, n. 61, p. 33-37, 2013.
______.Medo de que?: uma historia do horror nos filmes brasileiros. 2008. 83p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. 2008.
CAPRON, G. Enclaves fortificados: A nova segregação urbana. Revista Novos Estudos, Rio de Janeiro, nº 47, p. 155 – 176, Mar. 1997.
CARA de queso 'mi primer ghetto'. Direção: Ariel Winograd. Produção: Nathalie Cabiron, Gerardo Herrero. Roteiro: Ariel Winograd. Argentina: Tornasol Films S.A., Tresplanos Cine S.A., Haddock Films, 2006. (90m), son. color.
CARMEL: ¿Quién mató a María Marta?. Direção: Alejandro Hartmann. Produção: Mariela Besuievsky, Vanessa Ragone, Carolina Urbieta. Roteiro: Alejandro Hartmann, Lucas Bucci, Sofía Mora, Tomas Sposato. Argentina: Netflix, 2020. (4 episódios), son. color. Série exibida pela Netflix. Acesso em 14 out. 2022.
CARROLL, Nöel. A filosofia do horror ou Paradoxos do coração. Campinas/SP: Papirus, 1999.
CASTELO, Carla. Vidas perfectas: los countries por dentro. Buenos Aires: Sudamerica, 2007.
CELINA Murga - Una semana solos - Bazar cine. Argentina, Bazar TV, 2009. 1 vídeo (3:24). Publicado pelo Bazar TV. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IqhWm_HEIlQ&ab_channel=bazartv>. Acesso em: 18 out. 2022.
CICCOLELLA, Pablo. Globalización y dualización en la Región Metropolitana de Buenos Aires. Grandes inversiones y reestructuración socio-territorial en los años noventa. EURE, Revista Latinoamericana de Estudios Urbanos y Regionales, Vol. XXV, N° 76, Santiago de Chile, 1999.
CLICHEVSKY, Nora. Tierra vacante en Buenos Aires. Entre los loteos populares y las áreas exclusivas.” CLICHEVSKY, Nora (org). Tierra vacante en ciudades latino-americanas.Cambridge, Mass.: Lincoln Center, 2000.
______. Urbanizaciones exclusivas en Buenos Aires. Ciudad y territorio. Estudios Territoriales, XXXIV, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204 - 219, nov. 2012.
DIPAOLA, Esteban. Imágenes indiscernibles. Un abordaje de las relaciones entre la imagen y el espacio en el cine argentino contemporáneo” in Bifurcaciones. Revista de Estudios Culturales Urbanos, número 13. Talca: Escuela de Sociología de la Universidad Católica del Maule, inverno 2013.
______. Las formas del deseo. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Letras del Sur, 2022.
FEIERSTEIN, Ricardo. Vida cotidiana de los judíos argentinos. Del gueto al country. Buenos Aires: Sudamericana, 2007.
FERREIRA, Marcelus Gonçalves. Corpo/Cidade: uma corpografia do medo. Contemporânea. Ed. 18, v.9, n.2, 2011.
GORELIK, Adrian. La grilla y el parque: espacio publico y cultura urbana en Buenos Aires, 1887-1936. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, 2016.
______. Miradas sobre Buenos Aires: historia cultural y crítica urbana. Buenos Aires: Siglo XXI Editora Argentina, 2004.
GUBERN, Román e PRATS CARÓS, Joan. Las raíces del miedo. Antropología del cine de terror. Barcelona: Tusquets Editores, 1979.
GUIA ZONA SUL. Mapa de Countries y Barrios Privados en Zona Sur. Guía de comercios, servicios, empresas y profesionales de la Zona Sur. Argentina., 2021. Disponível em: <http://www.guiazonasur.com/mapa-rubro/Countries-y-Barrios-Privados/zona-sur/369/0/1>. Acesso em: 14 out. 2022.
HIDALGO, Rodrigo; BORSDORF, Axel; SÁNCHEZ, Rafael. Hacia um nuevo tejido urbano. Çpes megaproyectos de ciudades valladas em la periferia de Santiago de Chile. Ciudad y territorio, XXXIX, 2007.
HISTORIA del miedo. Direção: Benjamín Naishtat. Produção: Benjamín Domenech. Roteiro: Benjamín Naishtat. Argentina: Vitakuben, Ecce Films, Rei Cine, Mutante Cine, 2014. (79 min), son. color.
HOLSTON, James. A cidade modernista: Uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
IZRASTOFF. Mapa de los barrios cerrados y countries de Zona Norte. Blog imobiliário. Argentina, 2022. Disponível em: <https://www.izr.com.ar/blog/mapa-de-los-barrios-cerrados-y-countries-de-zona-norte>. Acesso em: 14 out. 2022.
LA CIUDAD EN CIERNES. Derecho a la ciudad. Espanha: 2007. Disponível em: <http://www.derechoalaciudad.org> . Acesso em: 18 out. 2022.
LA ciudad que huye. Direção: Lucrecia Martel. Produção: Santiago Leiro, Vanina Berghella, Fabian Beremblum. Roteiro: Lucrecia Martel. Argentina: Estudio Fantasma, 2006. (5 min), son. color.
LAS viudas de los jueves. Direção: Marcelo Piñeyro. Produção: Vanessa Ragone, Gerardo Herrero, Axel Kuschevatzky. Roteiro: Marcelo Piñeyro, Marcelo Figueras. Novela: Claudia Piñeiro. Argentina: Coproducción Argentina-España; Haddock Films, Castafiore Films, Telefé, Tornasol Films, 2009. (123 min), son. color.
LEMOS, Gustavo. Com o ouvido ao chão, escuto a cavalgada dos curtos circuitos que se aproximam. In: BARRENHA, Natalia C. Histórias extraordinárias: cinema argentino contemporâneo II. 1. ed. São Paulo: Buena Onda Produções Artísticas e Culturais, v.1. 2017.
LOS decentes. Direção: Lukas Valenta Rinner. Produção: Lukas Valenta Rinner. Roteiro: Lukas Valenta Rinner, Ana Godoy, Martin Shanly, Ariel Gurevich. Argentina: Nabis Filmgroup S.R.L, 2016. son. color.
M8 - Quando a Morte Socorre a Vida. Direção: Jeferson De. Produção: Carolina Castro, Iafa Britz, Rômulo Marinho Jr.. Roteiro: Carolina Castro, Jeferson De, Felipe Sholl. Brasil: Buda Filmes, Migdal Films, 2019. (84 min.), son. color.
MARÍA Marta: El crimen del country. Direção: Daniela Goggi. Roteiro: Martín Méndez, Germán Loza. Argentina: WarnerMedia Latin America, Pol-Ka Producciones. Distribuidora: HBO Max, 2022. (8 episódios), son. color.
NORDELTA. Nordelta es vivir muy bien. Argentina: Nordelta S.A. .2013. Disponível em: <https://www.nordelta.com/>. Acesso em: 14 out. 2022.
O SOM ao Redor. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux. Roteiro: Kleber Mendonça Filho. Brasil: CinemaScópio, 2012. (131 min.), son. color.
OS INQUILINOS. Direção: Sérgio Bianchi. Produção: Sérgio Bianchi. Roteiro: Sérgio Bianchi, Beatriz Bracher. Brasil: Pandora Filmes, 2009. (103 min), son. color.
QUE Horas Ela Volta?. Direção: Anna Muylaert. Produção: Cláudia Buschel. Roteiro: Anna Muylaert. Brasil: Pandora, Africa Filmes, Globo Filmes, Gullane Pictures, 2015. (108 min), son. color.
ROITMAN, S. Barrios cerrados y segregación social urbana. Scripta Nova VII, 146(118), agosto, 2003.
ROJAS, Patricia. Mundo privado: Historia de vida em countries, barrios y ciudades cerradas. Buenos Aires: Planeta, 2007.
RUSSELL, D. J. “Monster roundup: reintegrating the horror genre”. In: BROWNE, Nick. Refiguring american film genres: theory and history. Berkeley: University of California Press, 1998. p. 233-248.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; GÓES, Eda Maria. Espaços fechados e cidades: insegurança urbana e fragmentação social – 1. Ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2013.
SVAMPA, Maristella. La Brecha Urbana. Buenos Aires: Capital Inletectual, 2004.
______. Los que ganaron. La vida en los countries y en los barrios privados, Buenos Aires, Ed. Biblos, octubre de 2001.
THUILLIER, G. El impacto socio-espacial de las urbanizaciones cerradas: el caso de la Región Metropolitana de Buenos Aires. Eure (Santiago) 31(93), 5-20. 2005 p.11. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612005009300001>.
TRABALHAR cansa (2011). Direção: Marco Dutra, Juliana Rojas. Produção: Sara Silveira. Roteiro: Marco Dutra, Juliana Rojas. Brasil: Dezenove Filmes, Filmes do Caixote, 2011. (99 min), son. color.
UN mundo misterioso. Direção: Rodrigo Moreno. Produção: Natacha Cervi, Hernán Musaluppi. Roteiro: Rodrigo Moreno. Argentina: Rizoma, R. Moreno y Rohfilm (Alemania), 2011. (107 min), son. color.
UNA semana solos. Direção: Celina Murga. Produção: Juan Villegas. Roteiro: Celina Murga, Juan Villegas. Argentina: Tresmilmundos Cine. Productor: Martin Scorsese, 2010. (107 min), son. color.
URBANIZACIÓN. Urbanización Privada. Argentina, 2022. Disponível em: <https://urbanizacion.com.ar/> Acesso em: 14 out. 2022.
VINIL Verde. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Kleber Mendonça Filho. Roteiro: Kleber Mendonça Filho, Bohdana Smyrnova. Brasil: Cinescópio, Símio Filmes, 2004. (16 min), son. color.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.