Um projeto de arte latino-americana a partir da cidade de São Paulo (1970s)

Autores

  • Eustáquio Ornelas Cota Júnior Universidade de São Paulo (Usp)

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4108

Palavras-chave:

Bienal Latino-Americana; Aracy Amaral; Marta Traba; Arte latino-americana

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar o diálogo sobre a I Bienal Latino-Americana de São Paulo, realizada em 1978, presente nos ensaios e textos publicados por Aracy Amaral e Marta Traba, duas grandes intelectuais da crítica de arte latino-americana. Além disso, procura-se investigar como as intelectuais estudadas trataram o ambiente artístico-cultural de São Paulo no contexto dos anos 1970, bem como entender as suas participações na realização do evento. Com os aportes da História Intelectual e da História Social da Arte, busca-se compreender a intricada relação entre arte e história, cultura e poder. Supõe-se que a I Bienal Latino-Americana de São Paulo representou um passo importante da instituição na aproximação cultural com os países vizinhos, ao mesmo tempo que se intentava consolidar a cidade como um importante polo cultural para a América Latina por meio das artes.

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Biografia do Autor

Eustáquio Ornelas Cota Júnior, Universidade de São Paulo (Usp)

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Cota Júnior, E. O. (2022). Um projeto de arte latino-americana a partir da cidade de São Paulo (1970s). Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 22(34), 214–236. https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4108