Um projeto de arte latino-americana a partir da cidade de São Paulo (1970s)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4108Palavras-chave:
Bienal Latino-Americana; Aracy Amaral; Marta Traba; Arte latino-americanaResumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar o diálogo sobre a I Bienal Latino-Americana de São Paulo, realizada em 1978, presente nos ensaios e textos publicados por Aracy Amaral e Marta Traba, duas grandes intelectuais da crítica de arte latino-americana. Além disso, procura-se investigar como as intelectuais estudadas trataram o ambiente artístico-cultural de São Paulo no contexto dos anos 1970, bem como entender as suas participações na realização do evento. Com os aportes da História Intelectual e da História Social da Arte, busca-se compreender a intricada relação entre arte e história, cultura e poder. Supõe-se que a I Bienal Latino-Americana de São Paulo representou um passo importante da instituição na aproximação cultural com os países vizinhos, ao mesmo tempo que se intentava consolidar a cidade como um importante polo cultural para a América Latina por meio das artes.
Downloads
Referências
ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana Lopes. As bienais de São Paulo: da era do museu à era dos curadores (1951-2001). São Paulo: Boitempo, 2004.
AMARAL, Aracy A. Prólogo. In: Arte y arquitetura del modernismo brasileño (1917-1930). Caracas: Biblioteca Ayacucho, v. 47, 1978.
____. Arte e meio artístico (1961-1981): entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1983.
____. Textos do Trópico de Capricórnio - Artigos e ensaios (1980-2005). São Paulo: Ed. 34, vol. 2, 2006.
BAYÓN, Damián (org.). América Latina en sus artes. Paris: Unesco; Siglo XXI Editores, 1974.
CANDIDO, Antonio. Conversa cortada: a correspondência entre Antonio Candido e Ángel Rama (1960-1983). Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Edusp, 2018.
CAPELATO, M.H.R. “Modernismo latino-americano e a construção de identidades através da pintura”. Revista de História (USP), v. n 153, 2005, p. 251-282.
COSTA, Adriane Vidal; MAÍZ, Claudio (orgs.) Nas tramas da “cidade letrada”: sociabilidade dos intelectuais latinoamericanos e as redes transnacionais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2018.
DEMENECH, Pedro. Coleção e identidade na crítica de Ángel Rama nos anos setenta. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography. Ouro Preto: N. 20, abril 2016, p. 87-101.
FATIO, Carla Francisca. Processos artísticos no continente latino-americano: uma perspectiva histórica e crítica da I Bienal latino-americana de 1978 e seu legado para a América Latina e o Brasil. Tese de doutorado defendido no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM-USP). São Paulo, 2012.
LODO, Gabriela. A I Bienal Latino-americana de São Paulo. Dissertação (mestrado em História) IFCH-UNICAMP, Campinas-SP, 2014.
MARQUES, Cristiélen Ribeiro. Arte latino-americana entre vizinhos distantes e mulheres radicais.In: Revista Visuais - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UNICAMP. Nº 12. Vol 17. 2021.
MORAIS, Frederico. Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
PEDROSA, Mario. “Visconti diante das modernas gerações”. Rio de Janeiro: Correio da Manhã. 1 de janeiro de 1950.
SIMIONI, Ana. Paula C.. Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 29, 1-39, 2021. https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e17
SIRINELLI, J. F. "Os intelectuais". RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003.
TRABA, Marta. “La Bienal de São Paulo: Lista sumaria de sobrevivientes”. In: ECO - Revista de la Cultura de Occidente, Nº 158, Bogotá: diciembre, 1973, p. 216-219.
____. Duas décadas vulneráveis nas artes plásticas latino-americanas, 1950-1970. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
____. “Somos latinoamericanos” [27 de octubre de 1975 - Primera Sesión]. In: BAYÓN, Damián (org.). El artista latinoamericano y su identidad. Caracas: Monte Ávila editores C.A., 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.