Reflexões epistemológicas sobre uma relação: o cinema argentino & as memórias da ditadura militar

Autores

  • Salatiel Ribeiro Gomes Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.18.2015.2293

Resumo

No presente artigo, lançamos mão de alguns pressupostos da relação filme-história-memória para tecer uma reflexão de cunho epistemológico sobre o valor político do cinema, tomando como objeto a cinematografia argentina que trata a memória da última ditadura militar, abordando seu discurso, sua linguagem cinematográfica e seus diferentes posicionamentos nos embates que marcam aquela sociedade. Na oportunidade, fazemos uma breve discussão sobre os conceitos de memória e sobre as possibilidades metodológicas que servem à leitura dos filmes pelos estudos históricos.


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Biografia do Autor

Salatiel Ribeiro Gomes, Centro Universitário de Brasília

Doutor em História pela Universidade de Brasília. Professor do Centro Universitário de Brasília.

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Publicado

2015-08-04

Como Citar

Gomes, S. R. (2015). Reflexões epistemológicas sobre uma relação: o cinema argentino & as memórias da ditadura militar. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (18), 287–304. https://doi.org/10.46752/anphlac.18.2015.2293