“Después del amuerzo”

a cidade como espaço de encontro na literatura de Julio Cortázar

Autores

  • Regina Simon da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ramon Diego Camara Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4094

Palavras-chave:

Neofantástico; Julio Cortázar; Literatura latino-americana

Resumo

O mundo em constante trânsito, pouco a pouco, passou a ocupar um espaço cada vez maior na literatura, uma vez que poetas e prosadores fizeram da cidade seu espaço de representação. Neste trabalho, então, que analisa o conto “Después del almuerzo”, do escritor argentino Julio Cortázar, pretende-se observar o espaço urbano não só como elemento de transição para outros espaços, mas como ponto de encontro, em que diferentes perspectivas do real convergem, evidenciando rasuras e contradições sociais. Para compreender essas representações de encontro e diálogo entre o “eu”, que se torna um flanêur, e o “outro”, por meio do qual o olhar do caminhante se constrói no espaço do aberto, utilizam-se, também, ensaios e outros contos de Cortázar, bem como outros textos teóricos, a exemplo de Walter Benjamin (1994), Dionisio Cañas (1994), Mikhail Bakhtin (2018), Graciela Esperanza (2012), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Simon da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Pós-doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019), opção Literatura Hispano-americana, Doutorado e Mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, opção: Literatura Hispano-americana. É Professora Associada de Língua e Literaturas Hispânicas do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), na área de Literatura Comparada, linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural. Desenvolve estudos de obras literárias e suas relações entre literatura, história e cultura, no âmbito das literaturas brasileira e hispânica, principalmente sobre os temas: Mulher e feminismos, Memória, Utopia, Relatos de Viagem e Alteridade.

Ramon Diego Camara Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Literatura Comparada, especificamente no que tange às questões sobre literatura e memória cultural, pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira, dentro da linha Literatura comparada: estudos hispano-brasileiros. Mestre em estudos literários pelo programa de pós-graduação em letras da Universidade Federal de Sergipe (2018). Graduado em letras português-francês pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira sob a metodologia da Literatura Comparada, estabelecendo relações com outras áreas das humanidades, em especial com a filosofia e a história. Pesquisador na área de literatura e memória e literatura e espacialidades. Interesses acadêmicos: Poesia e Prosa brasileiras, Literatura e memória, Literatura e sociedade, Literatura e Filosofia.

Referências

ALAZRAKI, Jaime. Hacia Cortázar: aproximaciones a su obra. Barcelona: Ed. Anthropos, 1994.

ALAZRAKI, Jaime. ¿Qué es lo neofantástico? Mester, UCLA, v. 19, n. 2, p. 21-33, 1990.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

BENJAMIN, W. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Vol. III. Trad. José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CAÑAS, D. El poeta y la ciudad Nueva York y los escritores hispanos. Madrid: Cátedra, 1994, p. 17-50.

CORTÁZAR, J. Después del Amuerzo. Final del juego y Las armas secretas. Argentina: Planeta/Seix Barral, 2000, p. 111-119.

CORTÁZAR, J. Depois do almoço. Final de jogo. Trad. Remy Gorga Filho. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1971.

CORTÁZAR, J. Irracionalismo e eficácia. In: CORTÁZAR, J. Obra crítica. v. 2. São Paulo: Civilização brasileira, 1999, p. 177-189.

ESPERANZA, Graciela. Atlas portátil de América Latina: arte y ficciones errantes. Barcelona: Editorial Anagrama, 2012.

FRANCO, J. Historia de la literatura hispanoamericana. Trad. Carlos Pujol. 13. ed. Barcelona: Ariel, 1999.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

SARLO, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920-1930. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Regina Simon da Silva, & Camara Rocha, R. D. (2022). “Después del amuerzo”: a cidade como espaço de encontro na literatura de Julio Cortázar. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 22(34), 305–333. https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4094