“Después del amuerzo”
a cidade como espaço de encontro na literatura de Julio Cortázar
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4094Palabras clave:
Neofantástico; Julio Cortázar; Literatura latino-americanaResumen
O mundo em constante trânsito, pouco a pouco, passou a ocupar um espaço cada vez maior na literatura, uma vez que poetas e prosadores fizeram da cidade seu espaço de representação. Neste trabalho, então, que analisa o conto “Después del almuerzo”, do escritor argentino Julio Cortázar, pretende-se observar o espaço urbano não só como elemento de transição para outros espaços, mas como ponto de encontro, em que diferentes perspectivas do real convergem, evidenciando rasuras e contradições sociais. Para compreender essas representações de encontro e diálogo entre o “eu”, que se torna um flanêur, e o “outro”, por meio do qual o olhar do caminhante se constrói no espaço do aberto, utilizam-se, também, ensaios e outros contos de Cortázar, bem como outros textos teóricos, a exemplo de Walter Benjamin (1994), Dionisio Cañas (1994), Mikhail Bakhtin (2018), Graciela Esperanza (2012), entre outros.
Descargas
Citas
ALAZRAKI, Jaime. Hacia Cortázar: aproximaciones a su obra. Barcelona: Ed. Anthropos, 1994.
ALAZRAKI, Jaime. ¿Qué es lo neofantástico? Mester, UCLA, v. 19, n. 2, p. 21-33, 1990.
BAKHTIN, M. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.
BENJAMIN, W. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Vol. III. Trad. José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CAÑAS, D. El poeta y la ciudad Nueva York y los escritores hispanos. Madrid: Cátedra, 1994, p. 17-50.
CORTÁZAR, J. Después del Amuerzo. Final del juego y Las armas secretas. Argentina: Planeta/Seix Barral, 2000, p. 111-119.
CORTÁZAR, J. Depois do almoço. Final de jogo. Trad. Remy Gorga Filho. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1971.
CORTÁZAR, J. Irracionalismo e eficácia. In: CORTÁZAR, J. Obra crítica. v. 2. São Paulo: Civilização brasileira, 1999, p. 177-189.
ESPERANZA, Graciela. Atlas portátil de América Latina: arte y ficciones errantes. Barcelona: Editorial Anagrama, 2012.
FRANCO, J. Historia de la literatura hispanoamericana. Trad. Carlos Pujol. 13. ed. Barcelona: Ariel, 1999.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
SARLO, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920-1930. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.