“Después del amuerzo”

a cidade como espaço de encontro na literatura de Julio Cortázar

Autores/as

  • Regina Simon da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ramon Diego Camara Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4094

Palabras clave:

Neofantástico; Julio Cortázar; Literatura latino-americana

Resumen

O mundo em constante trânsito, pouco a pouco, passou a ocupar um espaço cada vez maior na literatura, uma vez que poetas e prosadores fizeram da cidade seu espaço de representação. Neste trabalho, então, que analisa o conto “Después del almuerzo”, do escritor argentino Julio Cortázar, pretende-se observar o espaço urbano não só como elemento de transição para outros espaços, mas como ponto de encontro, em que diferentes perspectivas do real convergem, evidenciando rasuras e contradições sociais. Para compreender essas representações de encontro e diálogo entre o “eu”, que se torna um flanêur, e o “outro”, por meio do qual o olhar do caminhante se constrói no espaço do aberto, utilizam-se, também, ensaios e outros contos de Cortázar, bem como outros textos teóricos, a exemplo de Walter Benjamin (1994), Dionisio Cañas (1994), Mikhail Bakhtin (2018), Graciela Esperanza (2012), entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Regina Simon da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Pós-doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019), opção Literatura Hispano-americana, Doutorado e Mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, opção: Literatura Hispano-americana. É Professora Associada de Língua e Literaturas Hispânicas do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), na área de Literatura Comparada, linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural. Desenvolve estudos de obras literárias e suas relações entre literatura, história e cultura, no âmbito das literaturas brasileira e hispânica, principalmente sobre os temas: Mulher e feminismos, Memória, Utopia, Relatos de Viagem e Alteridade.

Ramon Diego Camara Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Literatura Comparada, especificamente no que tange às questões sobre literatura e memória cultural, pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira, dentro da linha Literatura comparada: estudos hispano-brasileiros. Mestre em estudos literários pelo programa de pós-graduação em letras da Universidade Federal de Sergipe (2018). Graduado em letras português-francês pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira sob a metodologia da Literatura Comparada, estabelecendo relações com outras áreas das humanidades, em especial com a filosofia e a história. Pesquisador na área de literatura e memória e literatura e espacialidades. Interesses acadêmicos: Poesia e Prosa brasileiras, Literatura e memória, Literatura e sociedade, Literatura e Filosofia.

Citas

ALAZRAKI, Jaime. Hacia Cortázar: aproximaciones a su obra. Barcelona: Ed. Anthropos, 1994.

ALAZRAKI, Jaime. ¿Qué es lo neofantástico? Mester, UCLA, v. 19, n. 2, p. 21-33, 1990.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

BENJAMIN, W. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Vol. III. Trad. José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CAÑAS, D. El poeta y la ciudad Nueva York y los escritores hispanos. Madrid: Cátedra, 1994, p. 17-50.

CORTÁZAR, J. Después del Amuerzo. Final del juego y Las armas secretas. Argentina: Planeta/Seix Barral, 2000, p. 111-119.

CORTÁZAR, J. Depois do almoço. Final de jogo. Trad. Remy Gorga Filho. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1971.

CORTÁZAR, J. Irracionalismo e eficácia. In: CORTÁZAR, J. Obra crítica. v. 2. São Paulo: Civilização brasileira, 1999, p. 177-189.

ESPERANZA, Graciela. Atlas portátil de América Latina: arte y ficciones errantes. Barcelona: Editorial Anagrama, 2012.

FRANCO, J. Historia de la literatura hispanoamericana. Trad. Carlos Pujol. 13. ed. Barcelona: Ariel, 1999.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

SARLO, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920-1930. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Regina Simon da Silva, & Camara Rocha, R. D. (2022). “Después del amuerzo”: a cidade como espaço de encontro na literatura de Julio Cortázar. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 22(34), 305–333. https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4094