O olhar francês sobre o Nuevo Cine Latinoamericano
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.9.2010.1400Abstract
Neste artigo, analisamos as motivações políticas e culturais que levaram a crítica cinematográfica francesa a se voltar ao cinema latino-americano, especialmente às obras dos cineastas empenhados em explorar as temáticas sociais e preocupados com a conscientização política do público, no período compreendido entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1970. Com base na análise das revistas Positif e Cahiers du Cinéma, buscamos problematizar a importância da crítica francesa no processo de consolidação do movimento denominado Nuevo Cine Latinoamericano. Além disso,
procuramos apresentar algumas discussões sobre o “cinema político” desenvolvidas por essas revistas e refletir acerca dos limites, das peculiaridades e da própria repercussão,
deste lado do Atlântico, do “olhar francês” sobre o cinema da América Latina.
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a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.