Transferências e mediações culturais nas Américas: o papel da Nueva Revista de Buenos Aires (1881-1885)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.21.2016.2478Abstract
Este artigo está pautado na discussão dos cruzamentos culturais e políticos que incidiram sobre o meio intelectual argentino na década de 1880. Nesta proposta, entendemos a Nueva Revista de Buenos Aires (1881-1885) enquanto um campo de interlocução entre os intelectuais latino-americanos e Vicente Quesada e Ernesto Quesada, diretores e proprietários do mensário. Sustentamos também que ambos desempenharam a função de mediadores culturais, na medida em que atuaram para conformar, por meio de suportes materiais e de relações sociais, a circulação e apropriação de ideias no continente. Com base em tais pressupostos visamos caracterizar a rede de sociabilidade construída entre Vicente e Ernesto Quesada e os colaboradores da Nueva Revista de Buenos Aires a fim de identificar os pontos de intersecção das aspirações dos homens de letras dos diversos países do continente, com especial atenção às perspectivas de aproximação e à discussão acerca do lugar que deveria ser ocupado pela cultura latino-americana no cenário mundial.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.