Gabriela Mistral: Uma trajetória intelectual
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.24.2018.2850Abstract
Este artigo visa a analisar as visões elaboradas pela escritora chilena Gabriela Mistral relativas às questões sociais no Chile nos primeiros anos do século XX e sua militância como educadora. A partir de 1904, com dezesseis anos, e ainda utilizando seu nome verdadeiro, Lucila Godoy, começou a publicar em diversos jornais na América Latina, assumindo um papel ativo frente aos problemas sociais e políticos de seu país e do continente. Questões relativas ao papel da mulher e à educação popular, questão agrária e indígena, foram discutidas pela escritora ao longo de sua trajetória intelectual. Em 1945, sua produção poética se torna conhecida internacionalmente após receber o Prêmio Nobel de Literatura. Neste estudo, pretende-se examinar essas ideias nos escritos, especialmente jornalísticos, produzidos pela poetisa chilena nos anos anteriores ao recebimento do Nobel e seu ativo papel de educadora, destacando sua atuação enquanto intelectual criadora e mediadora.Downloads
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