A educação como missão e o “problema indígena”: a atuação de José Vasconcelos à frente da educação pública do México (1920-1924)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.23.2017.2856Abstract
Em 1920, chegava ao fim uma década de guerra civil que assolara o México, durante a chamada “Revolução Mexicana”. Em um contexto em que a legitimidade do governo, e da própria revolução, pautava-se em sua reivindicação em nome do povo, tornava-se necessária uma ação que criasse laços de pertencimento e identidade entre a população mexicana, guiando-a em direção ao progresso. A educação, então, desponta como foco privilegiado. Entre 1920 e 1924, José Vasconcelos esteve à frente da educação pública no México. Primeiro como reitor da Universidade Nacional e depois como secretário de educação, ele criou uma campanha de alfabetização que se tornaria célebre, fundou uma Secretaria de Educação Pública que teria, pela primeira vez, alcance nacional, e dedicou especial atenção às populações indígenas. Este trabalho pretende analisar o alcance concreto das medidas adotadas por Vasconcelos, bem como suas inspirações teóricas e filosóficas e, particularmente, o papel que atribuía ao indígena dentro daquilo que deveria ser a nação mexicanaDownloads
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