Representantes de governo, povos indígenas e outros atores na zona fronteiriça de Bolívia e Brasil – 1825-1879
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1436Resumen
Este artigo trata da região fronteiriça entre a República da Bolívia e o Império do Brasil, após suas independências, até o pouco depois da guerra do Paraguai. Além dos relacionamentos entre os governantes da área limítrofe, nos interessa perceber a diversidade das populações que habitavam ou transitavam pelo lugar, tendo elas também suas estratégias de ocupação, vivência e sobrevivência nessa área de fronteira. Se governantes iriam estabelecer ações e argumentos para ocupar determinados lugares antes do tratado que definiria os limites, havia também várias pessoas, notadamente povos indígenas, que procuravam sua maneira de vida nessa área pretendida pelos novos Estados nacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.