Liberalismo radical e anarquismo no México porfirista
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.28.2020.3840Resumen
Resumo: A história das ideias radicais na América Latina, em particular daquelas que estavam associadas à classe operária, como o anarquismo e o socialismo, foi muitas vezes percebida a partir do prisma europeu, com pouco apreço pelas particularidades do continente. Este artigo analisa a recepção das correntes do anarquismo no México porfirista e ao longo da revolução mexicana com um foco nas ideias de Ricardo Flores Magón e no zapatismo do Estado de Morelos, explorando ressignificações e continuidades nas tradições políticas liberais mexicanas.
Palavras-chave: magonismo; zapatismo; Revolução Mexicana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.