Los fantasmas de la Unidad Popular: un vacío inquietante en la historiografía chilena
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.14.2013.1226Resumo
O artigo indaga na cobertura especificamente historiográfica do período da Unidad Popular no Chile, constatando que, a diferença do gênero testemunhal ou das outras ciências sociais, nossa disciplina não tem se ocupado suficientemente desse momento determinante da historia chilena recente. Feita essa constatação, caracterizam-se as obras cadastradas e se exploram algumas hipóteses que permitam dar conta da escassa produção detectada. Entre essas, destacam-se as das responsabilidades pendentes, as feridas ainda abertas ou a possível irrelevância de uma experiência dessas características para o Chile de hoje, concluindo com um chamado a encerrar essa brecha historiográfica e recuperar a noção da história como um espaço aberto às mudanças a utopias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.