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EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROPOSTAS DE DOSSIÊS TEMÁTICOS REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC (Biênio 2023/ 2024)

2022-09-29

A Revista Eletrônica da ANPHLAC, fundada em 2001, é uma publicação on-line semestral (jan-jun; jul-dez), de acesso aberto e gratuito, da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, registrada com o ISSN 1679-1061, considerada de alto impacto nas avaliações acadêmicas. A revista publica manuscritos originais na área de investigação e do ensino de história das Américas em português, espanhol e inglês, por meio da modalidade de fluxo contínuo, artigos em dossiês temáticos, resenhas, entrevistas e traduções de profissionais com curso superior com titulação mínima de mestrando(a). Os textos recebidos são submetidos à avaliação de pares externos ao Conselho Editorial da revista, considerando pelo menos dois especialistas ad hoc e, caso haja controvérsia, um terceiro assessor.

            A revista tem publicado anualmente dois dossiês apresentados por pesquisadoras e pesquisadores de História das Américas. Os dossiês reúnem textos acerca de problemáticas específicas que contribuem para ampliar a produção e difusão acadêmica. A Revista Eletrônica da ANPHLAC abre, por meio deste edital, a seleção de quatro dossiês a serem publicados nos números 35, 36, 37 e 38, referentes aos anos de 2023 e 2024, até o dia 31 de outubro, conforme as orientações abaixo.

  1. Das propostas

            As propostas de dossiê poderão ser submetidas em português, espanhol ou inglês e deverão ser enviadas até 31 de outubro de 2022, via formulário disponibilizado pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefizZ7ibY7XQUZ_cc-X5_PU6d9_iwZ-YG7b76sC2bnpi1NFg/viewform. Quaisquer dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail anphlacrevista@gmail.com, contendo como título da mensagem “Proposta de Dossiê Temático”.

 

  • Orientações para o envio das propostas de dossiê temático

 ▪    Título do dossiê da proposta em português e espanhol ou/e inglês.

▪    Objetivo da proposta em português e espanhol ou/e inglês.

▪ Breve apresentação da proposta e da justificativa temática do dossiê em português, espanhol ou inglês destacando a importância e a contribuição da temática para a História das Américas (de 2 a 4 parágrafos).

▪ Nomes completos da/os proponentes, sendo de no mínimo dois e no máximo três organizadora(e)s. A/os proponentes deverão possuir título de doutorado, ter afiliações distintas e, preferencialmente, de localidade diferentes.

▪   A/os proponentes deverão ter produção expressiva na área de submissão da proposta do dossiê.

▪ Nome de, pelo menos, quatro autora(e)s convidados para compor o dossiê, com os respectivos dados institucionais, titulação e resumo dos artigos.

▪ Indicação sobre a(s) possibilidade(s) de cumprimento de um dos cronogramas estipulados pela revista conforme o item b.

1.2    Prazos e cronograma de publicação dos dossiês temáticos

 Serão selecionadas quatro propostas de dossiê, sendo uma para cada um dos cronogramas abaixo:

- Número 35 (janeiro a junho de 2023)

Até 30/03/2023: envio dos artigos pelos autores.

Até junho de 2023: processo de avaliação por pares, revisão pelos autores e publicação do dossiê.

- Número 36 (julho a dezembro de 2023)

Até 30/09/2023: envio dos artigos pelos autores.

Até dezembro: processo de avaliação por pares, revisão pelos autores e publicação do dossiê.

- Número 37 (janeiro a junho de 2024)

Até 30/03/2024: envio dos artigos pelos autores.

Até junho de 2024: processo de avaliação por pares, revisão pelos autores e publicação do dossiê.

- Número 38 (julho a dezembro de 2024)

Até 30/09/2024: envio dos artigos pelos autores.

Até dezembro de 2024: processo de avaliação por pares, revisão pelos autores e publicação do dossiê.

1.3    Critérios de avaliação, de seleção e de classificação das propostas recebidas

            A seleção das propostas será realizada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Editorial da Revista Eletrônica da ANPHLAC, de acordo com os seguintes critérios:

▪    Pertinência da proposta temática à atualidade das discussões em História das Américas.

▪   Correta formatação da proposta.

▪   Diversidade institucional e/ou regional e/ou internacional dos organizadores.

▪   Diversidade étnico-racial e de gênero da/os organizadores e autores indicados.

▪   Clareza e coerência da proposta em relação à temática do dossiê.

▪    Originalidade do tema em relação aos dossiês previamente publicados pela revista.

▪   Adequação da proposta temática do dossiê, dos possíveis artigos e autora(e)s às normas e ao código ético da revista.

1.4 Diretrizes e informações editoriais para os editores do dossiê

 ▪ A Revista Eletrônica da ANPHLAC é uma publicação exclusivamente on-line que adota a política de acesso aberto e utiliza a licença CC-BY.

▪ Todos os artigos devem ser encaminhados pelo sistema da revista, disponibilizado pelo site: https://revista.anphlac.org.br/anphlac/index.

▪ A revista publica manuscritos originais na área de investigação e do ensino de História das Américas em português, espanhol e inglês, por meio da modalidade de fluxo contínuo, artigos em dossiês temáticos, resenhas e entrevistas de profissionais com curso superior com titulação mínima de mestrando(a).

▪ O original deverá ser encaminhado digitado em Word, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato A4. Os artigos e documentos terão a dimensão mínima de 15 laudas e a máxima de 30 laudas, incluindo bibliografia e notas. Para maiores informações editoriais, consulte as diretrizes para autores da revista em https://revista.anphlac.org.br/anphlac/about/submissions#authorGuidelines.

▪   Todos os artigos sugeridos para o dossiê serão submetidos à avaliação por pelo menos dois pareceristas ad hoc externos ao Conselho Editorial da revista.

▪ Artigos livres encaminhados à revista que se enquadrem na temática do dossiê poderão vir a integrá-lo.

▪ Os artigos destinados ao dossiê passarão pelo mesmo sistema de processo editorial dos demais artigos e resenhas submetidos à revista. Após a submissão, via sistema on-line, os artigos serão analisados pela Diretoria e pelo Conselho Editorial, a fim de analisar sua relevância e adequação ao escopo e às normas da revista, podendo ser recusados nessa primeira etapa do processo editorial. 

  1. Das propostas aprovadas

            O resultado será enviado aos proponentes por e-mail no dia 30/11/2022 e publicado no site da revista. Após a aprovação da proposta de dossiê, a/os organizadores/as das propostas aprovadas receberão orientações da equipe editorial sobre a organização e a publicação do dossiê. Caso a revista não receba propostas pertinentes ao seu escopo, um novo edital será publicado ou este terá o seu prazo estendido.

 

2.1. Responsabilidades dos/as organizadores/as dos dossiês aprovados

▪   Convidar autores/as para submeterem artigos, inéditos ou traduções, exclusivamente pela página da revista.

▪ Analisar previamente as submissões para verificar a adequação da contribuição ao escopo da revista e à proposta do dossiê.

▪ Indicar nomes de pesquisadores de referência na área que possam atuar como pareceristas no processo de avaliação às cegas dos artigos submetidos.

▪ Promover ampla divulgação do dossiê com apoio da revista.

▪ Sugerir a ordem dos artigos do dossiê.

▪ Redigir o texto de apresentação do dossiê.

2.2. Responsabilidades do Conselho Editorial

▪   Acompanhar todo o processo de recebimento e avaliação dos artigos para o dossiê e artigos livres dos números da revista.

▪   Participar da edição dos números da revista.

▪   Decidir sobre a pertinência da publicação de textos.

▪ Auxiliar na divulgação da revista e do dossiê temático.

▪ Deliberar sobre a oportunidade de encomendar artigos e/ou traduções por autores nacionais e/ou estrangeiros.

2.3.   Recebimento, avaliação e publicação dos artigos no dossiê:

            A expectativa é de que um dossiê contenha, no mínimo, quatro artigos. Todos os artigos recebidos passarão pelo processo de avaliação às cegas de, pelo menos, dois pareceristas ad hoc externos ao Conselho Editorial da Revista. Os pareceristas serão especialistas (nacionais e estrangeiros) de comprovada trajetória acadêmica que pertençam a instituições diferentes àquela do autor(a) do texto avaliado. Toda avaliação dos pareceristas ad hoc será registrada na plataforma da revista, de modo que possa ficar disponível para qualquer processo de auditoria em caso de necessidade. As diferentes etapas do processo de avaliação dos manuscritos serão realizadas exclusivamente por meio do sistema on-line da revista, sob a responsabilidade da Diretoria e do Conselho Editorial. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Editorial.

 

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Publicado: 2022-06-30

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