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Chamada de submissão de artigos para o dossiê: “Ensinar História das Américas: desafios, práticas e intervenções”

2024-06-04

Organizadoras:

Camila Bueno Grejo - Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)

Flávia Preto de Godoy Oliveira - Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Jacareí

Silvia Finocchio - Universidad de Buenos Aires (UBA)

Prazo máximo para submissão de artigos completos: 30/08/2024

     Desde a década de 1990, os sistemas educacionais da América Latina passaram por transformações significativas vinculadas, inclusive, aos processos de redemocratização e globalização vivenciados por vários países da região. A ampliação do acesso e da obrigatoriedade do ensino, a influência de organismos internacionais na estruturação, no financiamento e na avaliação dos sistemas educativos, bem como as alterações nas propostas curriculares vigentes são exemplos dessas mudanças que podem ser observadas em reformas e documentos como as Bases Curriculares (Chile, 2019), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC, Brasil, 2017), o Marco Curricular Nacional (Uruguai, 2022). Tais marcos regulatórios não passaram incólumes ao escrutínio de historiadores e professores de História: foram e são objetos de críticas e reflexões em múltiplos aspectos, desde conteúdos elencados a concepções educacionais e históricas envolvidas. Simultaneamente, observa-se um crescimento das pesquisas e reflexões no campo do Ensino de História. A incorporação de debates teórico-metodológicos do campo da História e de outras Ciências Humanas na construção de perspectivas de ensino tem aberto possibilidades que transcendem os limites propostos pelas normativas, é o caso das reflexões ligadas à decolonialidade e à história pública. Nesse cenário de novas propostas e desafios: qual seria o lugar da História das Américas no ensino de História? 

O presente dossiê está em consonância e integra as ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Ensino de História das Américas da Anphlac, e busca reunir artigos que se pautem a: a) refletir sobre as especificidades do ensino de História das Américas; b) analisar os impactos dos marcos regulatórios curriculares no ensino de História das Américas na Educação Básica; c) compartilhar experiências e práticas ligadas ao ensino de História das Américas; d) ampliar análises teórico-metodológicas vinculadas ao ensino de História das Américas; e) analisar os desafios e propor mudanças para o ensino de História das Américas.

Além disso, visa contribuir para as discussões sobre o ensino de história da América em um momento em que a educação em diferentes países do continente tem passado por mudanças e transformações. Nesse sentido, pretende abrir caminho para ampliação da incorporação das temáticas referentes à História das Américas no currículo da Educação Básica, assim como apresentar desafios e propostas a partir de experiências bem sucedidas e refletir sobre o lugar do ensino de História das Américas no ensino de História.

 

Saiba mais sobre Chamada de submissão de artigos para o dossiê: “Ensinar História das Américas: desafios, práticas e intervenções”

Edição Atual

v. 23 n. 36 (2023): Voces, ecos y silencios en la Historia Colonial Americana: las misiones jesuíticas como pretexto metodológico para la investigación. Siglos XVII-XVIII
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Publicado: 2023-12-20
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