Luis Alberto Sánchez e os significados do latino-americanismo
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.12.2012.1337Resumo
Analisando a história do pensamento latino-americano é possível reconhecer a existência de uma linhagem de atores políticos que, ao longo de suas trajetórias, defenderam a existência de um sentido nacional para a América Latina. Tal trajetória pode ser entendida como uma espécie de tradição e será por nós chamada de latino-americanismo. Dentre os vários nomes que se apresentam como representantes desta tradição latino-americanista destacamos a figura do importante intelectual peruano Luis Alberto Sánchez (1900-1994). Sánchez fez parte de uma geração que lutou por ideais latino-americanistas e formulou uma linha de atuação política norteada pela mesma. Ao analisarmos o pensamento de Luis Alberto Sánchez pretendemos aprofundar nossa compreensão a respeito do latino-americanismo e estudar algumas características fundamentais desta tradição, ao mesmo tempo em que poderemos delimitar como Sánchez se encaixa na mesma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.