Na fronteira amazônica: Abel Figueiredo e as memórias de uma “ditadura na floresta”

Autores

  • Thiago Broni Mesquita Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Edilza Joana Oliveira Fontes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.16.2014.1644

Resumo

1964, ano da “revolução” militar no Brasil e a Amazônia, que já passava por um processo de integração nacional desde Juscelino Kubitscheck por meio da construção de rodovias e de migrações espontâneas, se torna agora uma nova fronteira agropecuária para o país. Em meio a discursos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, um “Brasil” se encontra no interior da floresta caçando terras e construindo um Pará de “não paraenses” no sudeste do Estado. A lógica da ocupação muda, dos rios para as estradas, fazendo nascer nas beiras destas novas cidades, entre elas Abel Figueiredo. Uma cultura histórica de ocupação dessa nova fronteira é criada, memórias, percepções e visões de uma ditadura e da floresta também. Essas e outras questões serão abordadas no presente artigo, que pretende analisar discursos sobre a nova fronteira na Amazônia, memórias da fronteira deixada e essas novas cidades amazônicas, que homenageiam o pioneirismo da chegada em tempos de ditadura militar no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Broni Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência Política pela UFPA (2012), Doutorando em História Social pela UFRJ (2014), atualmente desenvolve pesquisas na área de sociedade e política com projeto denominado “Uma estrada de memórias: ocupação do território, emancipações, identidades e separatismos no sudeste do Pará (1960-1991)”; Endereço: Conjunto Geraldo Palmeiras Q. 23, nº.05, Centro, Ananindeua, Pará; E-mail: thiagobroni@yahoo.com.br.

Edilza Joana Oliveira Fontes, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social pela UNICAMP e Professora Associada III Faculdade de História da UFPA e Professora dos Programas de Pós-Graduação em História e Ciência Política (UFPA), desenvolve pesquisas nas áreas de história e memória, história do tempo presente e história política; Endereço: Universidade Federal do Pará, Av. Augusto Correa, nº. 01, Guamá, Belém, Pará; E-mail: edilzafontes@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2014-08-18

Como Citar

Mesquita, T. B., & Oliveira Fontes, E. J. (2014). Na fronteira amazônica: Abel Figueiredo e as memórias de uma “ditadura na floresta”. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (16), 155–185. https://doi.org/10.46752/anphlac.16.2014.1644