Na fronteira amazônica: Abel Figueiredo e as memórias de uma “ditadura na floresta”

Autores/as

  • Thiago Broni Mesquita Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Edilza Joana Oliveira Fontes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.16.2014.1644

Resumen

1964, ano da “revolução” militar no Brasil e a Amazônia, que já passava por um processo de integração nacional desde Juscelino Kubitscheck por meio da construção de rodovias e de migrações espontâneas, se torna agora uma nova fronteira agropecuária para o país. Em meio a discursos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, um “Brasil” se encontra no interior da floresta caçando terras e construindo um Pará de “não paraenses” no sudeste do Estado. A lógica da ocupação muda, dos rios para as estradas, fazendo nascer nas beiras destas novas cidades, entre elas Abel Figueiredo. Uma cultura histórica de ocupação dessa nova fronteira é criada, memórias, percepções e visões de uma ditadura e da floresta também. Essas e outras questões serão abordadas no presente artigo, que pretende analisar discursos sobre a nova fronteira na Amazônia, memórias da fronteira deixada e essas novas cidades amazônicas, que homenageiam o pioneirismo da chegada em tempos de ditadura militar no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Broni Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência Política pela UFPA (2012), Doutorando em História Social pela UFRJ (2014), atualmente desenvolve pesquisas na área de sociedade e política com projeto denominado “Uma estrada de memórias: ocupação do território, emancipações, identidades e separatismos no sudeste do Pará (1960-1991)”; Endereço: Conjunto Geraldo Palmeiras Q. 23, nº.05, Centro, Ananindeua, Pará; E-mail: thiagobroni@yahoo.com.br.

Edilza Joana Oliveira Fontes, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social pela UNICAMP e Professora Associada III Faculdade de História da UFPA e Professora dos Programas de Pós-Graduação em História e Ciência Política (UFPA), desenvolve pesquisas nas áreas de história e memória, história do tempo presente e história política; Endereço: Universidade Federal do Pará, Av. Augusto Correa, nº. 01, Guamá, Belém, Pará; E-mail: edilzafontes@yahoo.com.br.

Publicado

2014-08-18

Cómo citar

Mesquita, T. B., & Oliveira Fontes, E. J. (2014). Na fronteira amazônica: Abel Figueiredo e as memórias de uma “ditadura na floresta”. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (16), 155–185. https://doi.org/10.46752/anphlac.16.2014.1644