Trajetória e perspectivas do ensino de História da América: reflexões a partir do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História e do Acordo de Cooperação Brasil – Argentina
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.4.2005.1359Resumen
Este texto se apresenta como um esforço e o desejo de contribuir para as reflexões e desafios acerca do novo papel do ensino da História no atual contexto latino-americano, especialmente o do cone sul. Através da trajetória de pesquisa de membros do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História (Nipeh) traz reflexões sobre a constituição da disciplina História da América no Brasil e sobre o ensino de História no Brasil e na Argentina, resultado de pesquisas conjuntas entre os dois países decorrentes do Acordo de Cooperação. Traz ainda a análise de questões curriculares, a partir da realidade do Colégio de Aplicação da UFSC –
Brasil e a Escuela Superior de Comércio Manuel Belgrano da UNC – Argentina. Apresenta também algumas das discussões do Mercosul Educacional e inclui relatos de experiências de professores das duas escolas. Por último, tece breve comentários sobre a inclusão de uma disciplina específica sobre História Latino-americana resultado da proposta de professores de História do Colégio de Aplicação da UFSC e de pesquisadores do NipeH.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.