Memórias e entrevistas de um professor primário para um inquérito folclórico argentino
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.24.2018.2932Resumen
Em 1921, o Conselho Nacional de Educação, responsável pelas políticas educacionais na Argentina, autorizou a realização de um inquérito para coletar, nas imediações das escolas sob sua jurisdição, manifestações folclóricas consideradas tradicionais. Essa iniciativa estava intimamente ligada ao pensamento nacionalista que passava a ver os milhões de imigrantes que chegavam ao país desde o século XIX como fatores de risco para a identidade nacional. O exercício resultou em mais de 88 mil fólios, enviados, sobretudo, por docentes e diretores. Este artigo analisará a contribuição de Augusto Valle, professor primário de um estabelecimento escolar do Território Nacional do Río Negro. Mais do que a compilação de elementos relacionados ao folclore, essa documentação dialoga com as dinâmicas históricas de seu tempo e oferece registros biográficos de seu autor e dos personagens entrevistados por ele, ora se aproximando, ora contrariando os sentidos originalmente pretendidos pelos autores do inquérito.
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