Memórias e entrevistas de um professor primário para um inquérito folclórico argentino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.24.2018.2932

Resumen

Em 1921, o Conselho Nacional de Educação, responsável pelas políticas educacionais na Argentina, autorizou a realização de um inquérito para coletar, nas imediações das escolas sob sua jurisdição, manifestações folclóricas consideradas tradicionais. Essa iniciativa estava intimamente ligada ao pensamento nacionalista que passava a ver os milhões de imigrantes que chegavam ao país desde o século XIX como fatores de risco para a identidade nacional. O exercício resultou em mais de 88 mil fólios, enviados, sobretudo, por docentes e diretores. Este artigo analisará a contribuição de Augusto Valle, professor primário de um estabelecimento escolar do Território Nacional do Río Negro. Mais do que a compilação de elementos relacionados ao folclore, essa documentação dialoga com as dinâmicas históricas de seu tempo e oferece registros biográficos de seu autor e dos personagens entrevistados por ele, ora se aproximando, ora contrariando os sentidos originalmente pretendidos pelos autores do inquérito.

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Biografía del autor/a

Vitor Hugo Silva Néia, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq (2011-2012) e de Mestrado da CAPES (2013-2014). Membro da Associação Nacional de História - Seção São Paulo (ANPUH-SP). Técnico em Museologia pelo Centro Paula Souza (2008). Experiência profissional em relações institucionais, memória organizacional, comunicação, patrimônio museológico e produção e montagem de exposições de artes plásticas, história e arqueologia. Desde 2009, atua na Fundação Bradesco, na qual ocupa atualmente a função de Analista de Comunicação Pleno, sendo responsável pela coordenação das atividades do Museu Histórico Bradesco. Além disso, é tutor da Graduação em Licenciatura em História da Universidade Paulista (UNIP). Foi assistente pessoal do arquiteto e museólogo Julio Abe Wakahara, idealizador do conceito de "museu de rua", antigo professor da FAU-USP e um dos pesquisadores pioneiros sobre a arquitetura colonial paulista. Organizador, pesquisador e autor do catálogo "Memórias da Infância" (sobre brinquedos e brincadeiras tradicionais), vencedor do Prêmio Aberje 2010 de Comunicação Empresarial em São Paulo e finalista nacional, na categoria Publicação Especial.

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2018-07-11

Cómo citar

Néia, V. H. S. (2018). Memórias e entrevistas de um professor primário para um inquérito folclórico argentino. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (24), 72–100. https://doi.org/10.46752/anphlac.24.2018.2932