A Revolução Mexicana nos livros didáticos de História do PNLD 2018

Autores/as

  • Maria Luiza Pérola Dantas Barros Universidade Federal do Sergipe-UFS

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.28.2020.3841

Resumen

Resumo: Este artigo tem por objetivo entender como a Revolução Mexicana, iniciada em 1910, aparece nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 e destinados aos alunos e professores do terceiro ano do ensino médio[1] das escolas públicas brasileiras. Para tanto, inicialmente buscou-se compreender como os autores trabalharam a temática em suas respectivas obras (quais fatos elencaram e a partir de quais abordagens, por exemplo). Em seguida, lançou-se um olhar acerca da maneira como as fotografias, entendidas aqui como uma representação do real (KOSSOY, 2009), relacionadas à revolução são trabalhadas nas respectivas obras: se como fontes[2] no ofício de narrar os fatos históricos, como era a exigência do Edital 2018[3], ou como ilustração.

Palavras-chave: Revolução Mexicana. Fotografias. PNLD 2018.

 

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Publicado

2020-06-20

Cómo citar

Pérola Dantas Barros, M. L. (2020). A Revolução Mexicana nos livros didáticos de História do PNLD 2018. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 20(28), 49–82. https://doi.org/10.46752/anphlac.28.2020.3841